Emergências Veterinárias

Just another WordPress.com weblog

Ambientalistas da Quercus alertam para 40 anos de poluição na ribeira dos Milagres Maio 3, 2010

Filed under: Emergências Ambientais — saudepublicaue @ 8:32 am

Este problema foi alertado pelos ambientalistas que referem que os efluentes de explorações suínas continuam na ribeira dos Milagres, no concelho de Leiria. Desta forma exigiram às autoridades locais uma maior fiscalização e a resolução do problema. Foram 15 os ambientalistas que gritaram palavras como “Porcos na ribeira não fazem milagres” e “Milagres não pode ser a sarjeta do poder”. Houve também a participação de agentes da Comissão Ambiente e Defesa da Ribeira dos Milagres e de alguns populares.

Assim o objectivo da manisfestação foi chamar a atenção para este caso, que infelizmente não deve ser o único.

Pedro Carteiro, do Centro de Informação de Resíduos da Quercus, frisou que “são cerca de 40 anos de descargas diretas para este afluente”, apontando o Ministério do Ambiente como o “principal culpado” porque tem “havido vários levantamentos de autos que não dão em nada, ou seja, os poluidores continuam impunes”. Também referiu que “Há dez anos atrás foi assinado um protocolo entre o Ministério do Ambiente, Agricultura e os suinicultores no sentido de se instalar uma unidade de tratamento para este tipo de efluentes”, declarou, sustentando que “nada foi feito”. Assim a solução dada por este ambientalista foi “cada suinicultor tem que arranjar uma solução própria de armazenamento temporário para que nunca haja uma descarga directa ao rio sem encaminhar para tratamento, seja ele espalhamento, através de uma entidade gestora, ou entrega na ETAR [estação de tratamento de águas residuais] Norte da Simlis”.

 

Notícia do dia 24 de Abril de 2010 fornecida pelo site: http://noticias.pt.msn.com/Ambiente/article.aspx?cp-documentid=153156727

 

Acham que esta pode ser uma boa opção? O que se poderá fazer mais? Não podemos ficar simplesmente a olhar para o problema….

 

Caso desperte o seu interesse dê uma olhadela no vídeo disponível em www.lusa.pt

 

AP

 

1 Responses to “Ambientalistas da Quercus alertam para 40 anos de poluição na ribeira dos Milagres”

  1. […] post by saudepublicaue Share and Enjoy: These icons link to social bookmarking sites where readers can share and […]


Deixe um comentário